Os carrapatos são aracnídeos e não insetos, são hematófagos (se alimentam de sangue) na sua fase parasitária e ocorre em animais silvestres, domésticos e até mesmo no homem.
Raramente os gatos apresentam carrapatos pois fazem a toalete diária dos pêlos e conseguem tirar os parasitas maiores.
Eles passam por 2 fases de vida distintas: a fase Parasitária e a fase de Vida Livre .
Fase Parasitária (onde ele está sobre o hospedeiro), que corresponde a apenas 10% da vida dele, é a fase em que você pode ver o carrapato sobre o animal, sugando seu sangue. É nesta fase onde as doenças são transmitidas.
Fase de Vida Livre (onde ele vive no solo, em tocas, ninhos e na vegetação) corresponde a 90% do tempo de vida do carrapato e é quando ele já se ingurgitou de sangue e agora se desprendeu do animal e está à procura de um local para colocar seus ovos. Por isso é tão importante que se trate o ambiente junto com o animal para se ter sucesso no controle deste parasita.
Pouco tempo pós nascerem, as larvas sobem na vegetação ou nas paredes, agrupadas, e ficam esperando a passagem de um hospedeiro com as patinhas para cima. Elas são capazes de sentir mudanças de temperatura, vibração do ar, concentração de CO² e odor, para identificar a aproximação do hospedeiro.
E no hospedeiro o carrapato vai passando de larva pra ninfa e depois para adulto e a fêmea acasala com um macho e aí ela se enche de sangue e desce pra reiniciar um novo ciclo.
0 comentários:
Postar um comentário