O fotografo Nick Brandt ficou maravilhado com o lago Natrão, ao norte da Tanzânia (África). O motivo seria que o lago transforma qualquer animal que o toca em pedra. As fotos serão mostradas no novo livro de Nick, Across the Ravaged Land (Por toda a terra devastada). Segundo informações, o fenômeno é causado devido ao Ph do lago, que fica entre 9 e 10,5 – uma alcalinidade extrema que preserva os animais por toda a eternidade. Esse poço mortal abriga um tipo de tilápia ultra-resistente (Alcolapia alcalica), mas é fatal para outros animais. Aves que se acidentam em suas margens, iludidas pela superfície refletora do lago, têm um destino cruel: acabam mortas e calcificadas, como estátuas. Flamingos que tentam usar suas ilhas de sal como ninho correm o mesmo risco, como mostra a foto no topo.
Nick Brandt que também foi diretor do clipe Earth Song, de Michael Jackson, visitou o Lago Natrão em 2010 e fotografou o resultado macabro do contato da água com os corpos mortos dessas aves
“Ninguém sabe ao certo exatamente como eles morrem, mas parece que o lago reflete bastante a luz e isso os confundem. Assim como os pássaros colidem com janelas de vidro, eles caem dentro do lago.”, revelou Nick. “A água possui um teor extremamente alto de base e sal, tão alto que consumiria a tinta das minhas caixas de filme Kodak em poucos segundos. A base e o sal fazem as criaturas se calcificarem, perfeitamente preservadas, à medida que secam”, completou ele.
0 comentários:
Postar um comentário